Você sabia que a Consuma Gastronomia tem o seu próprio Centro de Distribuição?
Desde a sua implementação, em abril de 2023, temos testemunhado um verdadeiro marco no aprimoramento dos nossos processos logísticos e na eficiência da nossa cadeia de suprimentos.
Contamos com uma área de mais de 3.500 metros e um time de 100 colaboradores diretos e 50 indiretos atuando em nosso Operador Logístico.
A importância do nosso CD vai muito além de armazenar e distribuir produtos para os restaurantes corporativos, ele representa um compromisso com a excelência, a inovação constante e a nossa busca por cuidar da satisfação dos nossos clientes.
Somos, hoje, capazes de otimizar fluxos de trabalho, reduzir custos, minimizar tempos de espera, maximizar a precisão das entregas, reduzir desperdícios e garantir a qualidade do abastecimento mensal a quase 200 clientes.
Para falar mais sobre os desafios e conquistas do nosso Centro de Distribuição, convidamos o Valter, gerente do departamento de suprimentos, para esta entrevista. Confira a seguir!
1-Como o CD está apoiando a Consuma Gastronomia para melhorar a eficiência operacional na entrega dos insumos nos clientes?
A entrega centralizada trouxe ao nosso time operacional vários benefícios. Os mais relevantes foram:
Redução de Custos: as compras são realizadas direto com as indústrias, o que torna a negociação mais competitiva.
Padronização dos produtos: estabelecemos a qualificação dos insumos de forma geral.
Tempo: além de receber as entregas de uma única vez, o lançamento da nota já é integrado direto ao estoque evitando lançamentos e erros sistêmicos. Este ganho de tempo faz com que a nossa gestão seja mais participativa com e equipe interna e, principalmente, no atendimento dos nossos clientes.
2-Como o CD colabora com os chefs e nutricionistas na busca pela inovação e excelência?
O Centro de Distribuição possibilita criamos um cardápio diversificado e que abrange a todos os clientes. O grande case é a inovação e introdução de novas receitas. Com a entrega centralizada, não há mais preocupações de mínimo de faturamento.
3-O que os clientes estão ganhando com a implementação do CD?
Os ganhos são diversos: desde a padronização e diversificações dos produtos servidos até a redução expressiva de entregas e terceiros que precisam entrar dentro da empresa.
4-Quais são os critérios adotados na seleção dos fornecedores de insumos para o Centro de Distribuição pensando no padrão de qualidade?
Um dos critérios na avaliação de novos fornecedores é a potencialidade de preço frente aos atuais parceiros. Após essa triagem, é feita a parte documental, prazo de pagamento e amostra (dependendo da categoria). É importante dizer que os principais insumos para nossas matérias primas são testados e homologados pelo nosso Chefe Executivo. Todos os itens passam por uma rigorosa bateria de teste que visa garantir a qualidade e o rendimento para que os nossos cozinheiros possam entregar aos nossos clientes a melhor experiência de uma comida saborosa e de qualidade.
5-O que você acha fundamental contar aos nossos clientes sobre o Centro de Distribuição da Consuma Gastronomia?
O nosso Operador Logístico é uma empresa que só atende o segmento de refeições corporativas. Este fato é importante, pois contamos com uma equipe que compreende o segmento e sabe como atuar, garantindo eficiência e agilidade desde o recebimento até a entrega final. Com tudo isso, os nossos clientes podem ficar tranquilos.
6-O que mais te dá orgulho quando o tema é o Centro de Distribuição?
Considerando todos os desafios superados no início da operação e a dimensão do projeto, o que mais me orgulha é que VENCEMOS!E mensalmente estamos aprimorando para o bom funcionamento dessa cadeia de suprimentos até o nosso cliente final.
7-O que os clientes podem aguardar do departamento de suprimentos em 2024? Inovação! Gostamos de trazer sempre novidades para a nossa operação e acesso ao que o mercado possibilita de novos produtos e ideias, mantendo a nossa empresa sempre à frente do mercado.