Dicas de Saúde

 Home / Origem

AS CORES NA SUA ALIMENTAÇÃO

Dicas de Saúde | Consuma Gastronomia

A primavera chegou, e com ela as frutas, legumes e verduras das mais variadas cores, quanto mais colorida for a sua alimentação mais nutrientes você terá no seu organismo!


Veja abaixo a relação das cores com a estação, e aproveite!


Amarelo/Laranja: São ricos em betacaroteno, substância que está relacionada com a manutenção dos tecidos e da visão. O betacaroteno também estimula o metabolismo de gordura e ajuda a manter o bronzeado. Além disso, esses alimentos são ricos em vitamina C, importantes para o sistema imunológico.


Branco: São ricos em cálcio e potássio, minerais importantes para a formação e manutenção dos ossos e batimentos cardíacos. (Banana, alho, couve flor, Leite, etc).


Vermelho: São ricos em licopeno, um antioxidante bem conhecido por prevenir o câncer e o envelhecimento precoce (Tomate, cerejas, morangos, pimenta, etc).


Roxo: São ricos em antocianinas, que fazem a proteção cardiovascular e ajudam na circulação.


Marrom: Os alimentos ricos em vitamina E que é a principal vitamina que previne o envelhecimento precoce e também são ricas em fibras (Cereais integrais, quinoa, castanhas etc).


Verde: Nada mais prático do que montar um prato de folhas verdes ou um suco verde. Esses alimentos são ricos em clorofila, que ajudam na desintoxicação do organismo (Alface, rúcula, espinafre, etc).

Beba muita água

Dicas de Saúde | Consuma Gastronomia

Não espere até que esteja com sede antes de pegar um copo de água. Manter-se hidratado durante todo o dia pode ajudá-lo a ficar energizado e suprimir sentimentos de fome.


A água ajuda a drenar nossos sistemas de resíduos e toxinas.

BENEFÍCIOS DO ARROZ E FEIJÃO

Dicas de Saúde | Consuma Gastronomia

O feijão é fonte de ferro, zinco e cálcio, rico em vitaminas do complexo B, fibras minerais, carboidratos e proteína.


Já o arroz é um cereal, extremamente nutritivo, principalmente a versão integral em razão da maior quantidade de fibras, tornando-se uma importante fonte de energia para o organismo. Rico em fibras e proteínas contém grande quantidade de minerais como ferro e aminoácidos essenciais.


Quando se come arroz com feijão a proteína fica completa e, por isso, pode-se dizer que essa mistura equivale a uma porção de carne. Isso acontece porque os aminoácidos que são os constituintes da proteína também estão presentes tanto no arroz como no feijão, sendo que no arroz há metionina e no feijão há lisina, e juntas formam uma proteína de boa qualidade, semelhante à carne.

CALORIAS VAZIAS VERSUS CALORIAS CHEIAS

Dicas de Saúde | Consuma Gastronomia

Chamamos de calorias vazias aquele alimento que não representa valor nutricional e por outro lado elevam o estoque de energia resultando em excesso de gordura e em doenças crônicas, e o termo caloria cheia representam opções nutritivas e que auxiliam no funcionamento do organismo.


Por isso é importante evitarmos a ingestão de produtos nutricionalmente pobres, aqueles cheios de calorias vazias como o refrigerante e as frituras, no lugar deles o ideal é consumir alimentos que forneçam nutrientes essenciais ao funcionamento diário do organismo como exemplo citamos os macronutrientes que são as proteínas, carboidratos e gorduras (de boa qualidade) e os micronutrientes que são as vitaminas, minerais e fibras (essas não contêm calorias).


Fuja dos alimentos abaixo:


Abaixo listamos os principais alimentos que por serem pobres nutricionalmente, devem ser evitados, sobretudo por quem quer emagrecer:
Refrigerantes, bebida alcóolica, doce (como balas, chocolates, chicletes), qualquer tipo de fritura, alimentos industrializados em geral (biscoitos, bolos, macarrão instantâneo e caldos industrializados), embutidos (salames, salsichas) e sorvetes

COMO O CORPO REAGE AO AÇÚCAR

Dicas de Saúde | Consuma Gastronomia

CÉREBRO
O açúcar afeta o sistema de recompensas do cérebro. Dietas ricas em açúcar aumentam as chances de depressão em 58%.


PELE
O açúcar provoca glicosilada das proteínas e o envelhecimento precoce da pele.


CORAÇÃO
O açúcar inflama as paredes internas das artérias do coração, aumentando o risco de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

GENITAIS
O excesso de açúcar pode prejudicar a circulação sanguínea do corpo, aumentando o risco de disfunção erétil em homens e baixa libido em mulheres.

RINS
A sobrecarga de açúcar prejudica o trabalho delicado e importante dos rins. A diabetes é uma das principais causas de insuficiência renal.

ARTICULAÇÕES
Dietas ricas em açúcar bombardeiam citocinas inflamatórias no sangue, podendo agravar quadros de artrite, por exemplo, assim como o glúten.

DESINTOXICAÇÃO PÓS-CARNAVAL

Dicas de Saúde | Consuma Gastronomia

Passando o carnaval, é comum as pessoas se preocuparem mais com a saúde e sair procurando por dicas e até receitas para reestabelecer o organismo, já que é muito comum deixarmos a dieta e algumas noites de sono de lado para dar lugar ao samba no pé. Por outro lado, assim que passam esses dias de curtição, é a hora de recuperar o fígado e o intestino que são os órgãos que mais sofrem com os excessos da época. Imaginem que após a ingestão de álcool o corpo pode levar até três dias para se recompor.


Também pode-se dizer que a recuperação leva o tempo de cada um, ou seja, ela depende da intensidade em que curtiu seu carnaval, da qualidade do sono, das horas que passou sob o sol atrás dos blocos, da quantidade e frequência de consumo com bebida alcóolica, petiscos, ingestão de alimentos gordurosos.


Então para resgatar a energia consuma em média dois litros de água por dia, coma verduras, frutas ricas em água (melancia, melão, abacaxi), legumes e proteínas magras (carne branca e ovos).


Fuja dos alimentos industrializados, eles contêm muito sódio e conservantes e diminua também a ingestão de açúcar.


Com essas dicas certamente você sentirá mais leveza e disposição para os próximos dias.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO INVERNO

Dicas de Saúde | Consuma Gastronomia

Você já teve a impressão de que quanto mais baixa a temperatura, maior a sensação de fome?


Isso acontece porque durante o inverno, o organismo aumenta o gasto calórico para manter a temperatura do corpo estável, e consequentemente, pede um maior consumo de alimentos para que haja o equilibrio.


E é justamente por este motivo que nos dias mais frios do ano é preciso redobrar os cuidados com a alimentação através da ingestão de nutrientes importantes para a manutenção da alimentação saudável durante o inverno.


Seguem 5 dicas para cuidar da alimentação nos dias frios:


1. Aposte nos refogados - Com a chegada do inverno a ingestão de folhas e verduras diminui. As saladas ficam de lado. Refogue legumes e verduras, para consumi-los bem quentinhos.


2. Mantenha as frutas sempre a mão - Aproveite as frutas da estação como morango, mexerica, por exemplo. Faz bem a qualquer hora.


3. Sopas bem elaboradas são bem vindas - Incremente com bastante vegetais, hortaliças e temperos naturais. As sopas, caldos e cremes podem servir como entrada ou prato principal, de acordo com seus ingredientes.


4. Inclua fibras no cardápio - Além de ajudar a manter o bom funcionamento do intestino, as fibras possuem vantagem de prolongar a sensação de saciedade, e por isso, vale a pena investir o consumo durante as refeições. Uma dica é salpicar sementes de chia, linhaça, aveia nas preparações. Além de serem ricas em fibras, também possuem omega 3, que é essencial na alimentação diária.


5. Cuidado com as bebidas - Uma bebida que não pode faltar durante o inverno é a água. Afinal com as baixas temperaturas o corpo perde muito liquido, e é preciso deixa-lo bem hidratado.

TIPOS DE OLEAGINOSAS

Dicas de Saúde | Consuma Gastronomia

As oleaginosas são sementes ricas em óleos, envolvidas por uma casca rígida, algumas pessoas tem dúvidas em relação ao seu consumo em função da quantidade de gordura.

Mas, é importante esclarecer que os tipos de gordura presentes nelas são as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas que, em quantidades adequadas, não fazem mal ao organismo. Além disso, as oleaginosas são fontes de fibras, vitaminas e minerais importantes para a manutenção da nossa saúde. São opções para usar em preparações de bolos, biscoitos, complementos em saladas, vitaminas, ou ainda, excelentes opções de lanches para carregar na bolsa, ou deixar na gaveta do trabalho.

Mas, é importante esclarecer que os tipos de gordura presentes nelas são as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas que, em quantidades adequadas, não fazem mal ao organismo. Além disso, as oleaginosas são fontes de fibras, vitaminas e minerais importantes para a manutenção da nossa saúde. São opções para usar em preparações de bolos, biscoitos, complementos em saladas, vitaminas, ou ainda, excelentes opções de lanches para carregar na bolsa, ou deixar na gaveta do trabalho.

Avelã: Por ser rica em gordura monoinsaturada, é a principal oleaginosa para reduzir o colesterol “ruim” (LDL) e elevar os níveis de colesterol “bom”

Castanha do Pará ou do Brasil: Conhecida por ser a maior fonte de selênio. Este por sua vez, é um mineral que atua na inativação dos radicais livres, ativa os hormônios da tireoide, contribui para a desintoxicação do organismo e fortalece o sistema imunológico.

Castanha de Caju: Contem zinco em sua composição, ela é importante na prevenção de anemia. Além disso a arginina presente na sua composição melhora o desempenho durante a prática de atividades físicas e a capacidade de recuperação pós treino.

Dicas rápidas de saúde e bem estar

Dicas de Saúde | Consuma Gastronomia

Se você deseja ter um dia mais feliz, com aquela agradável sensação de equilíbrio e harmonia, veja algumas dicas rápidas de saúde e bem estar:

1. Tenha uma visão positiva de você

Tudo começa dentro de nós, se as pessoas não estão felizes consigo mesmas, elas tendem a focar nos problemas e dificuldades, e não na solução e no lado positivo.

2. Respire fundo

Expanda o seu diafragma e inspire lentamente, expandindo o seu peito. Liberte lentamente o ar. Faça isso várias vezes ao dia. A respiração profunda anula o estresse.


3. Comece o dia agradecendo

Procure agradecer por todas as coisas boas que acontecem na sua vida, ao invés de reclamar. Aproveite ainda esse momento para pensar nas coisas que irá realizar durante o dia, e tenha só pensamentos positivos. Essa é uma das dicas rápidas de saúde e bem estar mais importantes!


4. Caminhe

Você também precisa se exercitar para garantir que seu corpo, cérebro e hormônios funcione de forma otimizada.
O exercício pode ajudar a reduzir a depressão e o risco de várias doenças crônicas, como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, prevenir o Alzheimer e muitas outras.
O exercício pode ajudá-lo a perder gordura, especialmente em combinação com uma alimentação saudável.
Andar a pé é uma boa escolha especialmente se você puder tomar sol (para uma fonte natural de vitamina D).
O exercício físico não apenas ajuda você a ter uma aparência melhor, mas também melhora os níveis de hormônios, faz você se sentir melhor e reduz o risco de várias doenças.


5. Faça musculação pelo menos duas vezes por semana

Essa dica é para manter a forma e tonificar os músculos. O exercício muscular mantém sua taxa metabólica alta e ajuda a queimar gordura. Faça alongamento antes e após o exercício. Procure um profissional de educação física para ajudar nesse processo.


6. Tome um bom café da manhã

O café da manhã fornece nutrientes essenciais que são armazenados como energia para abastecê-lo durante seu dia. Opte sempre por alimentos saudáveis. Adicione frutas ricas em antioxidantes ao seu cereal matinal favorito.


7. Prepare as suas próprias refeições

Passe a ter o hábito de cozinhar em casa ao invés de comer fora. Isso pode ajudá-lo a monitorar melhor o que você está comendo. Você vai ingerir menos calorias e evitar os aditivos químicos, o açúcar adicionado e as gorduras insalubres.
Substituir gorduras trans perigosas por gorduras saudáveis ​​(como trocar frango frito por salmão grelhado) fará uma diferença positiva em sua saúde.
Escolha alimentos integrais e não processados, e não se esqueça das saladas. Quanto mais colorida, melhor!
As especiarias são ótimas antioxidantes – e dão um ótimo sabor aos alimentos. É importante desacelerar e pensar em comida como alimento, em vez de algo para engolir entre as reuniões ou no caminho para pegar as crianças (mais uma das grandes dicas rápidas de saúde e bem estar).
Na verdade, leva alguns minutos para o seu cérebro dizer ao seu corpo que ele tem comida suficiente, então coma devagar e pare de comer antes de se sentir satisfeito. Coma uma mistura de frutas doces – laranjas, mangas, abacaxi, uvas – como sobremesa.


8. Varie e não pule as refeições

Seguir as horas corretas de cada refeição é fundamental para que o organismo trabalhe bem e que o corpo responda de maneira positiva, com força e energia!


9. Limite seu consumo de sal

Evite comprar alimentos processados, congelados ou enlatados. Não coloque o saleiro na mesa. Substitua o sal por ervas, especiarias e vinagre, por exemplo.


10. Faça pequenos lanches ao longo do dia

Coma lanches saudáveis durante o dia para evitar comer demais nas refeições.
Mantenha lanches saudáveis ​​em casa, na sua mochila e até mesmo no carro. Uma boa opção são:

• nozes;
• amêndoas;
• frutas;
• tomate cereja;
• palitos de cenouras.


11.Inclua fibras no dia a dia


A fibra é importante na proteção contra o câncer e no controle dos seus níveis de açúcar no sangue, e pode ajudá-lo se você estiver tentando perder peso. Você pode obter fibras de:


• legumes;
• pão integral;
• aveia;
• frutas;
• cevada.

A Consuma proporciona diariamente uma alimentação de qualidade a milhares de clientes. Preocupamos em manter um ambiente agradável e harmonioso para que o momento da refeição seja também para estreitar relacionamentos entre as pessoas.